Para Howard Marks existem 6 grandes influências negativas para o investidor e hoje abordaremos sobre a 4ª e 5ª influência: Tendência a se conformar com a visão do rebanho e a Inveja!
O quarto fator psicológico que contribui para que o investidor cometa erros é a Tendência a se conformar com a visão de manada, em vez de resistir, mesmo quando essa visão é claramente absurda. Em “How markets fail” (Como os mercados quebram), John Cassidy descreve experimentos clássicos de psicologia conduzidos na década de 1950 por Solomon Asch na Faculdade de Psicologia da Swarthmore College.
Asch pediu às pessoas dos grupos participantes da pesquisa que fizessem julgamentos sobre peças visuais; todos os “participantes”, exceto um em cada grupo, eram associados ao pesquisador. Os associados produziam erros intencionais, cujo impacto sobre o único participante real era dramático.
Cassidy explica, “essa configuração colocou o participante real em uma posição embaraçosa; conforme disse Asch, ‘carregamos seus ombros com duas forças opostas: a evidência de seus sentidos e a opinião unânime de seus pares'”.
Uma grande porcentagem dos participantes reais ignorou o que viu e ficou do lado dos outros membros do grupo, embora estivessem obviamente errados. Isso indica a influência da multidão e, portanto, sugere reservas sobre a validade das decisões do consenso. “Assim, como os participantes dos experimentos visuais de Solomon Asch na década de 1950”, escreve Cassidy, “muitas pessoas que não compartilham a visão consensual do mercado começam a sentir-se como párias. Por fim, há um momento em que as pessoas que aparentam estar loucas são aquelas que não estão no mercado”.
Com muita frequência, a combinação entre a pressão para se conformar e o desejo de enriquecer faz com que as pessoas abandonem sua independência e o ceticismo e superam a aversão inata ao risco; as pessoas passam a acreditar em coisas que não fazem sentido. Esse comportamento ocorre de forma tão regular que não acredito que seja algo aleatório; é possível que exista uma causa distinta por trás disso.
A 5ª influência psicológica é Inveja:
Por mais negativa que seja a força da ganância, estimulando as pessoas a quererem sempre mais, o impacto é ainda mais forte quando elas se comparam às outra. Esse é um dos aspectos mais nocivos do que chamamos de natureza humana. Pessoas que, sozinhas, são perfeitamente felizes com sua sorte podem se tornar melancólicas ao encontrar outras em situação melhor que a delas. No caso dos investimentos, a maioria acha terrivelmente difícil ficar sentada e apenas assistir aos outros ganhando mais dinheiro.
Conheço uma instituição sem fins lucrativos cujos fundos tiveram lucros de 16% ao ano de junho de 1994 a junho de 1999, mas havia desânimo, pois seus pares conseguiram obter uma média de 23%. Por não possuir ações de crescimento, ações de tecnologia, aquisições do tipo buyout nem venture capital, o fundo não manteve o mesmo passo de seus pares por meia década.
As ações de tecnologia, entretanto, entraram em colapso e, de junho de 2000 a junho de 2003, a instituição ganhou 3% ao ano, enquanto a maioria das outras instituições sofria perdas. Os stakeholders ficaram entusiasmados. Há algo errado aqui. Como as pessoas podem ser infelizes lucrando 16% ao ano e felizes ganhando 3%? A resposta está na tendência de nos compararmos aos outros e no impacto deletério que isso pode ter no que deveria ser um processo construtivo e analítico.